Quanto valemos como seres humanos?
Nada como o rígido cumprimento da legislação vigente, afinal, todos são iguais perante a lei, preconiza a Carta Magna:
[...]
Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
SERÁ VERDADE?
O Brasil precisa de vergonha na cara ...
A Justiça Brasileira!
"Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 04 meses, desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma 'misturinha' com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$ 724,00. A sua mulher Sônia grávida de 04 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Aílton recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.
Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?
Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS.
Responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara. Matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.
Este camarada encontra-se em liberdade e pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília.
Esta é uma campanha em favor da VERGONHA NA CARA."
****************************************************
Esse e-mail é um desses boatos que são criados para manipular as pessoas, tentando gerar algum burburinho em torno de um tema normalmente político. Como todos os outros – que podem ser defendendo uma causa ecológica, um partido político qualquer, uma ONG ou geralmente difamando alguém ou alguma instituição – esse contém muitas inconsistências.
A balela me foi enviada por e-mail e, como enviam muitas coisas duvidosas todos os dias, pesquisei na Internet e encontrei respostas:
1. Não existe qualquer registro de um “Rio Piratuba”, simplesmente nunca se ouviu falar desse rio, a não ser nesse e-mail. Aliás, Piratuba é uma cidade do estado de Santa Catarina e nome de um lago no Amapá. Provavelmente quem forjou essa historinha usou algum desses locais reais para dar tom de realidade.
2. Pesca amadora não é proibida por local, é pela espécie do peixe e período de reprodução (piracema). Consulte a portaria 82 de 31 de Outubro de 2000 para mais informações. O pescador do e-mail só teria problemas se pescasse mais de 5kg de peixe (o que seria considerado pesca profissional).
3. Existem várias versões desse e-mail, com variações nos nomes.. inclusive nessa versão que você me passou a pessoa que editou mudou o nome da primeira versão “Ailton” para “Paulo”, só que esqueceu de verificar se o nome aparecia mais de uma vez. O suposto pescador é referido como “Ailton” e “Paulo” no mesmo e-mail. Patético.
4. Não existe sequer uma única notícia no Estadão, Folha ou qualquer outra fonte de notícias sobre Ailton, Paulo ou Piratuba que tenha relação com um incidente similar ao relatado no e-mail (faça você mesmo a busca).
5. O e-mail contém vários erros de português, provavelmente foi escrito por um leigo.
Para quem não sabe, a PETROBRAS pagou 51 milhões de reais e bancou todos os esforços de contenção do vazamento de óleo da P36 e do Rio Iguaçu. Os danos de ambos os acidentes já foram reparados.
A verdadeira Campanha VERGONHA NA CARA deveria ser para incentivar o povo brasileiro a ser mais cético e não acreditar em qualquer BESTEIRA que lê. Se até mesmo um leigo que mal escreve português pode manipular o povo brasileiro com uma história tão mal feita, imagine o que a mídia está fazendo com sua cabeça nos últimos anos.
Pense bem antes de sair espalhando por aí o que voçê não sabe se é verdade. Pode voçê estar contribuindo para com o aumento da ignorância do nosso povo!