BEM VINDO!

Seja bem vindo ao LIBERO EXPRESSIONIS!


O blog para você ler, refletir, questionar e debater

o que a sociedade impõe como verdade absoluta.





CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

[...]

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

[...]

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

[...]

Powered By Blogger

Espíritos Livres

A ignorância é preferível ao erro, e está menos afastado da verdade aquele que não acredita em nada do que aquele que acredita em algo errado.” (Thomas Jefferson)

Quem sou?

Minha foto
São Gabriel, RS, Brazil
Militar do Exército Brasileiro formado pelo Escola de Saúde do Exército, Bacharel em Direito pela URCAMP, blogueiro, ATEU, livre pensador e filósofo por natureza. Procuro o equilíbrio através do conhecimento. “Pareceis inteligente de tal forma que, no dia em que errardes, sereis visto como irônico.”

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O ANTICRISTO - Friedrich Wilhelm Nietzsche


Para a maioria das pessoas posso parecer um louco, um desvairado, um revoltado contra as regras deste imundo sistema a serem seguidas. Regras estas impostas de forma sanguinária e criminosa sobre a nossa sociedade. Também entendo ser esta uma luta quase solitária, pois a religião, esta praga, está encravada no seio da formação societária através dos séculos, está enraizada profundamente sendo quase impossível desenterrá-la para que, esta, seque e morra. A Igreja moldou nossa história a ferro e fogo e, hoje, sentimos ainda o peso de seus dogmas em nossas vidas.
Para quem está me entendendo, cito abaixo alguns trechos do livro de Friedrich Nietzsche "O Anticristo", um dos livros mais sensatos que tive o prazer em ler e compreender. Sem dúvida alguma, Nietzsche foi um dos maiores filósofos e psicólogos de todos os tempos.

Boa leitura!


*********************************************************

O ANTICRISTO

                                                   Friedrich Nietzsche



PREFÁCIO

Este livro pertence aos homens mais raros. Talvez nenhum deles sequer esteja vivo. É possível que se encontrem entre aqueles que compreendem o meu “Zaratustra”: como eu poderia misturar-me àqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos.
As condições sob as quais sou compreendido, sob as quais sou necessariamente compreendido – conheço-as muito bem. Para suportar minha seriedade, minha paixão, é necessário possuir uma integridade intelectual levada aos limites extremos. Estar acostumado a viver no cimo das montanhas – e ver a imundície política e o nacionalismo abaixo de si. Ter se tornado indiferente; nunca perguntar se a verdade será útil ou prejudicial... Possuir uma inclinação – nascida da força – para questões que ninguém possui coragem de enfrentar; ousadia para o proibido; predestinação para o labirinto. Uma experiência de sete solidões. Ouvidos novos para música nova. Olhos novos para o mais distante. Uma consciência nova para verdades que até agora permaneceram mudas. E um desejo de economia em grande estilo – acumular sua força, seu entusiasmo... Auto-reverência, amor-próprio, absoluta liberdade para consigo...
Muito bem! Apenas esses são meus leitores, meus verdadeiros leitores, meus leitores predestinados: que importância tem o resto? – O resto é somente a humanidade. – É preciso tornar-se superior à humanidade em poder, em grandeza de alma – em desprezo...


I

– Olhemos-nos face a face. Somos hiperbóreos(1) – sabemos muito bem quão remota é nossa morada. “Nem por terra nem por mar encontrarás o caminho aos hiperbóreos”: mesmo Píndaro, em seus dias, sabia tanto sobre nós. Além do Norte, além do gelo, além da morte – nossa vida, nossa felicidade... Nós descobrimos essa felicidade; nós conhecemos o caminho; retiramos essa sabedoria dos milhares de anos no labirinto. Quem mais a descobriu? – O homem moderno? – “Eu não conheço nem a saída nem a entrada; sou tudo aquilo que não sabe nem sair nem entrar” – assim suspira o homem moderno... Esse é o tipo de modernidade que nos adoeceu – a paz indolente, o compromisso covarde, toda a virtuosa sujidade do moderno Sim e Não. Essa tolerância e largeur(2) de coração que tudo “perdoa” porque tudo “compreende” é um siroco(3) para nós. Antes viver no meio do gelo que entre virtudes modernas e outros ventos do sul!... Fomos bastante corajosos; não poupamos a nós mesmos nem os outros; mas levamos um longo tempo para descobrir aonde direcionar nossa coragem. Tornamo-nos tristes; nos chamaram de fatalistas. Nosso destino – ele era a plenitude, a tensão, o acumular de forças. Tínhamos sede de relâmpagos e grandes feitos; mantivemo-nos o mais longe possível da felicidade dos fracos, da “resignação”... Nosso ar era tempestuoso; nossa própria natureza tornou-se sombria – pois ainda não havíamos encontrado o caminho. A fórmula de nossa felicidade: um Sim, um Não, uma linha reta, uma meta...


II

O que é bom?Tudo que aumenta, no homem, a sensação de poder, a vontade de poder, o próprio poder.

O que é mau? Tudo que se origina da fraqueza.

O que é felicidade?A sensação de que o poder aumenta – de que uma resistência foi superada.

Não o contentamento, mas mais poder; não a paz a qualquer custo, mas a guerra; não a virtude, mas a eficiência (virtude no sentido da Renascença, virtu(4), virtude desvinculada de moralismos).
Os fracos e os malogrados devem perecer: primeiro princípio de nossa caridade. E realmente deve-se ajudá-los nisso.
O que é mais nocivo que qualquer vício? – A compaixão posta em prática em nome dos malogrados e dos fracos – O CRISTIANISMO...

1 – Os Gregos acreditavam que no extremo Norte da Terra vivia um povo que gozava de felicidade eterna, os hiperbóreos, que nunca guerreavam, adoeciam ou envelheciam. Sem a ajuda dos Deuses, seu território era inalcançável. (N. do T.)
2 – Grandeza.
3 – Vento asfixiante, quente e empoeirado originário de desertos. (N. do T.)
4 – “Vir”, em latim, significa “varão”, “homem”. Ou seja, “virtu”, neste “sentido da Renascença”, designa qualidades viris como força, bravura, vigor, coragem, e não humildade, compaixão, etc. (N. do T.)


[ ... ]


LEI CONTRA O CRISTIANISMO

Datada do dia da Salvação: primeiro dia do ano Um (em 30 de Setembro de 1888, pelo falso calendário).
Guerra de morte contra o vício: o vício é o cristianismo.

Artigo Primeiro – Qualquer espécie de antinatureza é vício. O tipo de homem mais vicioso é o padre: ele ensina a antinatureza. Contra o padre não há razões: há cadeia.

Artigo Segundo – Qualquer tipo de colaboração a um ofício divino é um atentado contra a moral pública. Seremos mais ríspidos com protestantes que com católicos, e mais ríspidos com os protestantes liberais que com os ortodoxos. Quanto mais próximo se está da ciência, maior o crime de ser cristão. Consequentemente, o maior dos criminosos é filósofo.

Artigo Terceiro – O local amaldiçoado onde o cristianismo chocou seus ovos de basilisco deve ser demolido e transformado no lugar mais infame da Terra, constituirá motivo de pavor para a posteridade. Lá devem ser criadas cobras venenosas.

Artigo Quarto – Pregar a castidade é uma incitação pública à antinatureza. Qualquer desprezo à vida sexual, qualquer tentativa de maculá-la através do conceito de “impureza” é o maior pecado contra o Espírito Santo da Vida.

Artigo Quinto – Comer na mesma mesa que um padre é proibido: quem o fizer será excomungado da sociedade honesta. O padre é o nosso chandala – ele será proscrito, lhe deixaremos morrer de fome, jogá-lo-emos em qualquer espécie de deserto.

Artigo Sexto – A história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “Deus”, “salvador”, “redentor”, “santo” serão usadas como insultos, como alcunhas para criminosos.

Artigo Sétimo – O resto nasce a partir daqui.

Religião: A Praga dos tempos.


Por Edu Gomes
Fundador e editor do Cabeça de Blogger


Um caso que chocou milhões de pessoas de bem em todo o mundo. O caso da mulher iraniana que foi condenada à morte por apedrejamento devido ao adultério conforme previsto nas leis daquele país.
Os homens que cometem adultério são enterrados até a cintura e as mulheres até o peito. As pedras não podem ser muito grandes ao ponto de matar de imediato e nem tão pequenas ao ponto de não matar. Elas devem ter um tamanho calculado para gerar dor, muita dor e consequentemente a morte.
A multidão sedenta por sangue, se reúne em local público para presenciar um dos atos mais bárbaros que já vi. Multidão que com certeza é tão pecadora ou mais pecadora que o condenado.
Um ato sanguinário. Não podemos qualificar esses assassinos, em nome de seu próprio deus, de animais, pois isso seria uma ofensa aos pobres seres "teoricamente" irracionais.
Matar em nome de um deus. Que deus é esse que tem como doutrina a morte e o sacrifício de vidas? Esse é o deus da religião e não o deus do amor.
A cada dia que passa me convenço de que a religião é algo imundo. A religião foi inventada por demônios. A religião só serve para gerar indiferenças entre os homens. deus está acima de qualquer religião e de todos os homens.
Em nosso cotidiano é comum presenciarmos casos e mais casos de indiferenças, críticas e rotulações de seres que não têm uma religião ou que são de uma outra crença.
Pobres aqueles que acham que apenas sua presença aos domingos na missa é a salvação e a garantia de ingresso no reino dos céus. Muitas pessoas agem como se deus só nos olhasse dentro da igreja, e nas ruas mudam completamente os seus comportamentos.
O religião levou o homem bomba a explodir-se e explodir todos os inocentes ao seu redor. A religião levou o Bin Laden a jogar aviões lotados de gente inocente no World Trade Center. A religião faz com que nossos filhos cresçam encarando o próximo como ser inferior.
Deus não é uma luz. Jesus não foi um homem ou uma mulher. Jesus não foi branco e nem foi preto. Jesus foi (se é que realmente foi) apenas Jesus.
Não tenho medo de admitir que tenho dúvidas sobre as formas, sexo e jeito que provavelmente Jesus Cristo teve em sua provável existência. Para mim isso não importa. O mais relevante é a mensagem que foi deixada para toda a eternidade com o intuito de aproximar as raças e pregar a necessidade e relevância do amor ao próximo.
Quando pensamos em deus pensamos em uma luz, em um clarão. Olhe-se no espelho e lá verás deus. O bom filho, o bom pai, a boa mãe, o bom amigo, o bom irmão, a boa comida, a boa água. Tudo isso é deus.
Acredito que olhar para o céu é apenas algo cultural e folclórico, já que crescemos aprendendo que Deus mora lá. Mas do céu só cai chuva. Deus não está no céu. Deus é nada mais nada menos que o amor, respeito e harmonia entre os homens. Onde há paz, estará um deus.
Quanto mais forte a sua fé e quanto maior for o seu respeito ao o próximo, mais presente Ele estará em sua vida, sem a necessidade de religião.
Nenhum ser humano de carne e osso na terra pode julgar a mim ou a ti. Eu simplesmente não aceito ser julgado por seres semelhantes a mim. Se eu erro todos erram. Se for para morrer por erros, que morra a desumana raça humana inteira.
Ridiculamente fala-se em fim dos tempos ou fim do mundo. Quem espera pelo fim do mundo pode considerar-se um ser totalmente mal informado, imbecil, um doente fanático ...
Será que todas as barbaridades que assistimos diariamente na TV não são ótimos exemplos de fim do mundo? Será que apedrejar mulheres e homens por adultério não é o fim do mundo?
Enquanto vivermos em nosso conforto familiar saudável e feliz, talvez o fim do mundo seja algo impossível. Tudo isso graças a nossa habilidade natural de não sentir ou se importar com a vida alheia, um dos maiores dons adquiridos pela raça humana. Só sabemos que dói quando jogam as pedras em nossas cabeças.
Se tudo o que é dito na bíblia for um dia cumprido, eu tenho pena de mim mesmo e mais: tenho pena de vocês.

Direção Perigosa? Acalme-se.